21 de agosto de 2020
Pix: Banco Central anuncia que o novo sistema de pagamento instantâneo será gratuito para pessoas físicas
Na última quinta-feira (20), o diretor da Organização do Sistema Financeiro do Banco Central (BC), João Manoel de Mello, anunciou que o Pix, novo sistema de pagamento instantâneo, que entrará em vigor no dia 16 de setembro e será gratuito para pessoas físicas.
“Isso [a gratuidade do Pix para pessoas físicas] não significa de modo algum que haja movimento de tabelamento por parte do Banco Central. Há diversos outros pontos do ecossistema abertos a todos os provedores de serviços de pagamento com capacidade de remuneração”, disse o diretor na abertura de um fórum promovido pelo BC para discutir a adoção do novo sistema.
João Manoel também explicou que o BC editará uma norma específica para detalhar onde o uso do Pix pode ser tarifado para pessoas jurídicas. O prazo para publicação da regra ainda não foi divulgado, mas segundo ele, a demora na regulamentação está causando ansiedade nos operadores de mercado.
Ainda segundo o pronunciamento do diretor, ele lembra que é importante levar em conta que existem meios eletrônicos de pagamento semelhantes funcionam sem cobrança de tarifa para pessoas físicas.
De acordo com ele, a regulação do BC apenas procurará dar tratamento igual aos diversos sistemas de pagamento. Ele também disse que o Pix custa R$ 0,01 para cada dez transações, mas o custo será assumido pelas pessoas jurídicas que aderirem ao sistema.
EMPRÉSTIMOS: CÂMARA APROVA MP QUE REDUZ A DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA EM BANCOS PÚBLICOS DURANTE PANDEMIA
Fonte: Agência Brasil
Escrito por: WD House / Assessoria de Imprensa Amaral Contabilidade