O INSS prorrogou o atendimento presencial nas agências da Previdência para 14 de setembro. A suspensão do atendimento nas unidades ocorreu em março em razão da pandemia de covid-19 e, desde então, o INSS e o Ministério da Economia vem prorrogando o atendimento remoto, evitando aglomerações nas agências.
Porém, segurados e beneficiários podem acessar os serviços por outros canais, como:
- App Meu INSS;
- Site Meu INSS;
- Central 135, pelo telefone.
Segundo o INSS, essas formas de atendimento continuarão sendo utilizadas mesmo após a reabertura das agências e serão adotadas medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências.
Leia também: PIX: BANCO CENTRAL ANUNCIA QUE O NOVO SISTEMA DE PAGAMENTO INSTANTÂNEO SERÁ GRATUITO PARA PESSOAS FÍSICAS
Reabertura Gradual
O INSS garante que quando acontecer, a retomada deverá ser gradual e o atendimento com agendamento prévio pelos canais remotos. A reabertura considerará as especificidades das 1.525 agências da Previdência Social em todo o Brasil. Aquelas que não reunirem as condições mínimas de segurança sanitária continuarão em regime de plantão reduzido para tirar dúvidas.
“Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva”, explicou o instituto, em comunicado.
EMPRÉSTIMOS: CÂMARA APROVA MP QUE REDUZ A DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA EM BANCOS PÚBLICOS DURANTE PANDEMIA
Fonte: Contábeis
Escrito por: WD House / Assessoria de Imprensa Amaral Contabilidade