Através do portal, aplicativo da Caixa, e dos sites da Dataprev os brasileiros poderão acompanhar a solicitação do auxílio emergencial do governo federal. Nas plataformas os cidadãos podem consultar a situação dos seus requerimentos e, caso não tenham sido selecionados, saber o motivo da negativa. O objetivo é dar transparência aos procedimentos de análise, processamento, homologação e pagamento do benefício.
SENADO APROVOU PROJETO DE LEI QUE AMPLIA AUXÍLIO EMERGENCIAL
Recadastro auxílio emergencial
Cerca de 12,4 milhões de brasileiros que pediram o auxílio emergencial devem refazer o cadastro no aplicativo do programa ou no site auxilio.caixa.gov.br. Este é o total de inscritos que tiveram o cadastro classificado como inconclusivo, que podem estar relacionados a dados divergentes, como número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço e informações sobre dependentes. Apenas os cidadãos com pedidos considerados inconclusivos podem refazer o cadastro.
Quem teve o benefício rejeitado e recebeu a classificação de inelegível não pode retificar os dados. Dos 97,7 milhões de pedidos de auxílio emergencial, 50,5 milhões foram aprovados, 32,8 milhões considerados inelegíveis e 13,7 milhões receberam a classificação de inconclusivos e necessitam de complemento cadastral.
A ASSISTENTE VIRTUAL HELOÍSA É A NOVA PLATAFORMA DO INSS PARA ESCLARECER DÚVIDAS DO CIDADÃO
Saques auxílio emergencial
Os trabalhadores que já tiveram o benefício autorizado e quiserem sacar o dinheiro em espécie, a Caixa esclarece que todos que chegarem às agências durante o horário de funcionamento, de 8h às 14h, serão atendidos.
O banco intensificou o atendimento às pessoas que estão nas filas, de forma a dar celeridade com prestação de informações e geração de códigos para a realização dos saques, conforme o calendário de pagamento e da necessidade de se manter o distanciamento.
A Caixa salienta que “Não é preciso madrugar nas filas, evitando, assim, períodos excessivos de espera e aglomerações. Todos os que chegam até as 14h, horário de fechamento das agências, são informados de que o atendimento será realizado na mesma data”, informou.
Fonte: Agência Brasil
Escrito por: WD House / Assessoria de Imprensa Amaral Contabilidade