A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada na quarta-feira (12), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 2019 fechou com um crescimento de 1,8% no volume de vendas.
O ano fechou o varejo em alta pelo terceiro ano consecutivo, porém, apresentou resultado inferior aos de 2018 (alta de 2,3%) e 2017 (2,1%).
Sete das oito atividades do varejo encerraram 2019 com alta. A exceção ficou com o segmento de livros, jornais, revistas e papelaria, que recuou 20,7% em relação ao ano anterior.
Entre as atividades em alta estão:
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,8%);
- Artigos de uso pessoal e doméstico (6%);
- Móveis e eletrodomésticos (3,6%).
- Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (0,8%); Combustíveis e lubrificantes (0,6%);
- Supermercados, alimentos, bebidas e fumo (0,4%);
- Tecidos, vestuário e calçados (0,1%).
Já o varejo ampliado, que também inclui comércio de veículos e materiais de construção, 2019 registrou alta mais expressiva (3,9%) devido aos avanços de 10% no segmento de veículos, motos, partes e peças e de 4,3% nos materiais de construção.
Em relação à receita nominal, o varejo teve expansão de 5%. O varejo ampliado encerrou 2019 com receita 6,4% maior.
Fonte: Agência Brasil
Escrito por: WD House / Assessoria de Imprensa Amaral Contabilidade