Segundo pesquisa, divulgada pela instituição Workfront, apenas 39% do tempo dos trabalhadores em todo o mundo é destinado para as suas funções. No restante do tempo os profissionais estão em reuniões (21%), respondendo e-mails (16%) e fazendo atividades administrativas, como criando senhas (11%).
Confira as principais dicas para fazer sua equipe ser mais produtiva:
1 - Equipe qualificada
Contratar um profissional completamente inexperiente para uma função ou trocar alguém de cargo, sem treinamento para isso, pode demandar tempo. Se a ideia é ter uma equipe alinhada e entregue resultados de forma rápida, o melhor é contratar profissionais especialistas na área.
Além disso, é importante realizar treinamentos esporádicos para manter todos alinhados. Ainda que ocupe um pouco de tempo, esses momentos serviram para agilizar processos futuros e ensinar novas tarefas para os profissionais.
Dessa forma, quando for preciso fazer algo diferente, todos estarão aptos para realizar a atividade sem demora.
2 - Alinhamento de metas
Muitas empresas demanda uma série de tarefas para os colaboradores, mas não deixam claro o que desejam com aquilo. Qual é a necessidade de fazer o relatório de um jeito e não de outro? Por que o cliente precisa de uma análise mais objetiva e não técnica?
Quando toda a equipe consegue enxergar as necessidades dos clientes da empresa, assim como as metas de onde trabalha, ela pode atuar de maneira convergente para atingir o objetivo. Já quando cada um tem uma ideia do que precisa ser feito, os resultados são entregues de maneira diversa, e a companhia não utiliza toda a capacidade da equipe.
3 - Ferramentas úteis
Por mais tradicional que um negócio seja, é inegável o quanto a tecnologia pode trazer benefícios. Seja para otimizar a comunicação de todos, mensurar resultados ou, até mesmo, gerir melhor os documentos da empresa.
No que se refere especificamente à produtividade, um aplicativo permite se comunicar melhor com a equipe, controlar o ponto de entrada e muito mais. Ao menor sinal de baixa produção, o gestor pode conversar com os profissionais e pensar em medidas para reverter essa situação. Um dado interessante com a utilização da plataforma seria a redução em 80% dos atrasos de funcionários em menos de 2 meses de aplicação.
4 - Humanização do trabalho
Segundo pesquisa da Universidade do Reino Unido, os profissionais felizes podem produzir até 12% a mais. Portanto, de nada adianta cobrar sem critério e pressionar a equipe para aumentar os números, sem olhar para o lado pessoal.
Antes de ser um profissional, o colaborador é um ser humano que tem sentimentos e preocupações fora da empresa. Há situações em que ele produz menos, por exemplo, porque está desmotivado ou com problemas familiares. Por esse motivo, criar um ambiente saudável para todos e respeitar as individualidades também ajuda a aumentar a produtividade.
Fonte: Jornal Contábil
Escrito por: WD House | Assessoria de Imprensa Escritório Amaral de Contabilidade