• (53)3231-3644 e (53)9-9241-6457
  • [email protected]
  • Barão de Cotegipe, 587 - Rio Grande/RS - CEP 96200-290

notícias

  1. notícias

11 de março de 2019

Aluguel, compra, venda , doação e posse de imóveis quitados ou financiados devem ser declarados no imposto de renda 2019 .

Uma das principais novidades da declaração em 2019 são os as áreas existentes no programa para transmissão da declaração sobre informações complementares do imóvel: endereço, área, matrícula e em qual cartório o bem foi registrado, e este ano de 2019 é obrigatório informar a Inscrição Municipal (IPTU) que normalmente esta na guia de cobrança do IPTU.

Qualquer imóvel é um bem e a sua posse deve ser informada na ficha de Bens e Direitos da declaração do IRPF 2019, com o código específico do bem, de acordo com a definição que consta na escritura do imóvel. Apartamentos código 11, casas código 12 e para terrenos o código é o 13.

Já em relação a apartamentos, Se a garagem tenha matrícula e IPTU individualizados, pode ser declarada normalmente, em conjunto com a área construída. Quando a garagem faz parte da mesma matricula do apartamento, basta informar a área total entre o apartamento e a garagem.

Para declarar imóvel quitado o valor a ser apresentado deve ser aquele que o contribuinte pagou pelo imóvel até o dia 31 de dezembro de 2018, incluindo o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), se for o caso, assim como os juros do financiamento e a taxa de corretagem paga negociação do imóvel.

é necessario declarar o imóvel sempre pelo seu valor de aquisição, sem atualizar o preço por eventuais valorizações ou desvalorizações de mercado. Somente no caso de realização de benfeitorias o preço do imóvel pode ser modificado Portanto se forem realizadas reformas é possível acrescentar os gastos ao valor do imóvel, desde que eles possam ser comprovados.

Na declaração de imóvel financiado o valor declarado deve ser apenas o que contribuinte efetivamente pagou pelo imóvel até o dia 31 de dezembro de 2018, incluindo, dentre outras possibilidades legalmente admitidas. O próprio banco fornece um resumo com saldo devedor e saldo pago pelo mutuário em 31/12/2018. O saldo devedor deve ser declarado no campo Dívidas e Ônus reais, e o saldo pago no campo Pagamentos Efetuado, assim como em Bens e Direitos informar o valor pago e descrição do imóvel. Pode ser incluídas também as seguintes informações: em qual banco foi feito o financiamento, quantas parcelas já foram pagas e quantas restam a pagar.

Fonte: Alves Contabilidade